CEET Vasco Coutinho realiza evento para promover segurança no espaço escolar

28/09/2023 13h06 - Atualizado em 28/09/2023 10h25

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, localizado no município de Vila Velha, deu o pontapé inicial nas ações do Plano Estadual de Segurança Escolar do Governo do Estado, realizando, nessa terça-feira (26), o Projeto “Harmonia 360 – Teia de Paz CEET”. Foram realizados debates, palestras e reflexões sobre como criar uma cultura de paz no espaço escolar e promover a segurança nas instituições de ensino.

Toda a comunidade escolar participou da ação. O professor, pesquisador e diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, realizou a palestra de abertura, com o tema “Segurança nos espaços escolares”.

Ainda na abertura do evento, houve a participação da Secti, que foi representada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, e pela subsecretária de Estado de Educação Profissional, Solange Batista. A Secti é integrante do Comitê Interinstitucional de Promoção à Cultura de Paz e Convivência Escolar, instituído por meio da portaria 310-S, de 27 de abril de 2023.

O Comitê tem entre suas atribuições realizar estudos sobre possibilidades de prevenção da violência nas escolas, propor ações para a prevenção e o enfrentamento à violência nas unidades escolares.

O secretário Bruno Lamas elogiou e apontou o CEET como referência em instituição e administração. Ele também fez um chamado para os alunos, professores e funcionários ouvintes do evento participarem ativamente da construção da Teia de Paz proposta pelo projeto.

Além disso, Lamas ressaltou o reflexo extra institucional que esse tipo de projeto pode acarretar. “Esse programa, além de colaborar para construir para a cultura da paz, pode ser uma conexão de ideias que também contribui com as políticas públicas do Espírito Santo”, destacou.

A diretora do CEET Vasco Coutinho, Fabíola Silva Sant’Ana, fez suas colocações acerca da importância do programa. “Cultivar a paz no ambiente escolar envolve a promoção de valores, como respeito, empatia, tolerância e cooperação. Essas práticas contribuem para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e pacífica”, salientou.

O turno da tarde contou com a palestra do especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Instituto Jones dos Santos Neves, Thiago Guadalupe. Pesquisador do Observatório da Segurança Cidadã, ele apresentou os dados sobre o cenário da violência nas escolas, em níveis nacional e estadual.

No período da noite, foi realizada uma roda de conversa que contou com a participação da subsecretária Solange Batista; do professor doutor da Ufes, Hiran Pinel; do mestre em Educação, Menderson Rezende, representando o Sindiupes/PPGE-Ufes; e das representantes da equipe de Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), a psicóloga Neila de Oliveira Cabral e a assistente social Fabíola Santos Rodrigues.

Projeto “Harmonia 360 – Teia de Paz CEET”

O Projeto “Harmonia 360 – Teia de Paz CEET” tem como objetivos facilitar os círculos de diálogo para melhorar a comunicação entre os membros da comunidade escolar; apresentar aos alunos e professores técnicas e habilidades de resolução pacífica de conflitos; e sensibilizar sobre a importância da paz, respeito, empatia, solidariedade e da inclusão.

O projeto também visa ao incentivo de discussões sobre questões sociais relevantes que impactam a paz; a organização de atividades que incentivem a compreensão intercultural e a aceitação das diferenças, além de criar oportunidades para compartilhar histórias de vida que promovam a empatia; e criar momentos de expressão artística com temas sobre paz e harmonia.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo
mara.mulullo@secti.es.gov.br
(27) 3636-1806

 

Tópicos:
Noticias, Notícias