Capixaba ainda pode participar da Consulta Pública do Programa Espírito Santo Mais Inteligente até 14 de outubro

28/09/2023 16h57

A convergência e a modernização das plataformas de gestão de dados do Governo Estadual são fundamentais para melhorar a eficiência, transparência e prestação de serviços públicos de qualidade para os cidadãos.

O Governo do Estado informa que ainda está em vigência a Consulta Pública para coletar a opinião dos capixabas, em especial, sobre o Programa Espírito Santo Mais Inteligente. A iniciativa é de extrema importância, pois dará respaldo às melhorias que garantirão a eficiência e a transparência na administração púbica, por meio da modernização das plataformas de gestão de dados.

A participação do cidadão capixaba na avaliação do desenvolvimento do programa é de suma importância para uma melhor entrega de serviços públicos. Para preencher o questionário, basta acessar o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeyT3d4tIQVi2T9V9Umr9O-nIKzmTTCxHu_4H4HYM0K_2UfiA/viewform.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, ressaltou a importância da Consulta Pública para o capixaba. “O Programa Espírito Santo Mais Inteligente visa interconectar e convergir as plataformas de gestão de dados, administrativas e estratégicas do Estado, por meio da implantação de estruturas, equipamentos e das ferramentas de governança físicas e virtuais para garantir melhor acesso à informação, além de otimizar a prestação de serviços aos cidadãos”, salientou.

Ainda segundo Bruno Lamas, o programa vai proporcionar transformações nos serviços públicos na sociedade. “Por conta disso, é essencial ouvir a população capixaba, receber seu feedback, para que possamos proporcionar serviço público de qualidade”, complementou o secretário.

O Programa Espírito Santo Mais Inteligente é uma construção coletiva entre diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado, na pactuação de parceria com o Banco Mundial. A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) será a responsável pela gestão, distribuição e organização dos recursos investidos. Esses recursos vão promover a busca por crescimento e ampliação tecnológica das seguintes forma:

- Criação do novo Data Center, promovendo maior armazenamento de dados para os serviços digitais do Estado, executado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (PRODEST),

- Entrega do novo Portal único de informação e bases integradas, visando a uma maior acessibilidade da população, que será executado pela Secretaria do Governo (SEG).

- Construção do Centro Integrado de Defesa Social do Espírito Santo (Cides) para a centralização dos órgãos de segurança pública executado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp);

Todas as informações para entendimento do Programa Espírito Santo Mais Inteligente estão no site da Secti, por meio do link https://secti.es.gov.br/es-mais-inteligente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti